Um concurso internacional reuniu 7.500 amostras de vinhos brancos e tintos de 42 países e 10 vinhos brasileiros foram premiados entre os melhores do mundo. Eles levaram nove medalhas de Ouro e uma de Prata.
Os dois grandes vencedores foram o Angelo Vinho Fino Cortes Tinto Seco 2020 – Vinícola Galiotto e o Barbara Eliodora Gran Reserva 2021 – Vinicola Barbara Eliodora. Veja o top abaixo.
A análise começou em junho e vai até setembro, em Guanajuato, no México. No total, são quatro fases de avaliação, submetidos a mais de 300 jurados, que representam 45 países.
Os melhores vinhos brasileiros
Medalha de Ouro
- Angelo Vinho Fino Cortes Tinto Seco 2020 – Vinícola Galiotto
- Barbara Eliodora Gran Reserva 2021 – Vinicola Barbara Eliodora
- Barbara Eliodora Gran Reserva Alvarenga 2021 – Vinicola Barbara Eliodora
- Davo Gran Reserva Syrah 2021 – Vinicola Davo’s
- Davo Syrah 2022 – Vinicola Davo’s
- Don Raul 2018 – Rar Indústria E Comércio de Alimentos
- Jolimont Chardonnay Querências do Sul 2021 – Vitivinícola Jolimont
- Jolimont Intendente 2015 – Vitivinícola Jolimont
- Jolimont Merlot Reserva 2021 – Vitivinícola Jolimont
Medalha de Prata
- Barbara Eliodora Sauvignon Blanc 2023 – Vinicola Barbara Eliodora
Recentemente, os vinhos brasileiros também ficaram entre os melhores do 31º Concurso Mundial de Bruxelas, na Bélgica, um dos mais importantes do mundo.
Concurso de prestígio
O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Larentis, participou do júri representando o Brasil. Segundo ele, o concurso tem qualidade e prestígio.
“As amostras são degustadas por um júri formado por mais de 300 especialistas de 45 países. É muito grande e muito bem organizado”, destaca. “Mesmo sendo itinerante, o concurso é impecável, de alto nível”.
A premiação destaca a dedicação e o talento dos produtores de vinhos brasileiros que investem em tecnologia, inovação e tradição para criar vinhos.
Comentários: