Acordar no meio da noite para urinar pode ser considerado um hábito para muitos, contudo, essa condição, na verdade, pode significar problemas de saúde. Conhecida como noctúria, ela pode sinal de alterações na bexiga, na próstata, diabetes e outros problemas no organismo.
Em entrevista ao estadão, o urologista coordenador do Departamento de Disfunção Miccional da Sociedade Brasileira de Urologia, Alexandre Fornari, explica que uma pessoa saudável deve eliminar cerca de 70% da urina durante o dia e apenas 30% do volume a noite. Conforme o profissional, o padrão é que as pessoas consigam passar de seis a sete horas dormindo sem sentir a necessidade de urinar - caso a pessoa precise de fazer dois ou mais xixis por noite já é considerado um caso de noctúria.
A noctúria não é sinônimo de incontinência, já que as pessoas conseguem controlar o fluxo urinário até a chegada do banheiro. Contudo, a condição também gera perda da qualidade do sono das pessoas, já que ele é interrompido para que elas possam fazer xixi. Dessa forma, os pacientes que possuem a noctúria podem se sentir mais cansados durante o dia.
Comentários: