Os agentes de imigração armados que inspecionaram de surpresa a famosa pizzaria Pupatella, na capital dos Estados Unidos, em busca de funcionários em situação irregular, saíram de mãos vazias, mas deixaram um rastro de medo.
O presidente republicano Donald Trump, convencido de que os EUA estão sendo vítima de uma invasão de estrangeiros, transformou a luta contra a migração irregular em uma de suas prioridades.
"Agentes do Departamento de Segurança Interna se apresentaram primeiro em nossa sede de Dupont (...) Eles não tinham um mandado ou qualquer tipo de documentação, por isso foram recusados", disse à AFP Natasha Neely, vice-presidente dos restaurantes Pupatella, que possui várias unidades em Washington e arredores.
Na mesma tarde, apareceram na pizzaria em Capitol Hill, perto do Congresso, mas desta vez tinham um "aviso de inspeção", acrescentou.
De 6 a 9 de maio, as autoridades americanas "detiveram 189 imigrantes sem documentos e emitiram avisos de inspeção para 187 empresas locais durante uma operação intensificada de controle migratório visando estrangeiros criminosos que atuam em Washington e arredores", diz um comunicado da ICE, a agência de controle da imigração, divulgado na semana passada.
Comentários: