Com novas iniciativas, a Emater/RS-Ascar mira avançar no atendimento das necessidades do produtor rural gaúcho. Auxiliar no trabalho de restabelecimento das áreas atingidas pela enchente histórica no Rio Grande do Sul será uma das prioridades para os próximos dois anos, segundo o presidente da instituição, Luciano Schwerz. Ele adianta que o Programa de Recuperação está sendo preparado com previsão para ser anunciado em janeiro pelo governador do Estado, Eduardo Leite.
Conforme Schwerz, a instituição foi procurada para auxiliar na estruturação da iniciativa, que será executada em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Os recursos são do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado pelo decreto 57.647, para o enfrentamento das consequências dos eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024.
“O programa será destinado a recuperação sócio-econômica, produtiva e ambiental da Agricultura Familiar. Estamos agora na fase de organização do manual de operação e das etapas de trabalho”, antecipa Schwerz. Ele complementa que serão alcançados recursos aos produtores, a fundo perdido, para a recuperação do solo e estruturas produtivas.
Publicidade
Comentários: