O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, desenvolvido pela Receita Estadual e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), permite que os usuários pesquisem os preços mais baixos de produtos e filtrem os resultados pela proximidade, buscando estabelecimentos em um raio de um a 30 quilômetros, o que ajuda a reduzir o custo de deslocamento e a fortalecer o comércio local.
Desde agosto de 2024, o aplicativo passou a contar com uma nova funcionalidade, a “lista de compras”, um recurso que permite que os consumidores possam selecionar vários itens ao mesmo tempo e fazer a pesquisa de preços em estabelecimentos das proximidades. A ferramenta mostra o valor do somatório dos produtos em cada um dos mercados, auxiliando os contribuintes a encontrar o valor mais em conta, afinal, um produto pode estar mais barato em um supermercado, mas a soma total pode ser mais benéfica em outro.
“Com a função, o consumidor pode criar várias listas com até dez itens. Assim, por exemplo, podendo separar a lista de compras da semana, da lista de compras do carnaval. Os estabelecimentos consultados através dessa funcionalidade são os localizados em um raio de até cinco quilômetros do ponto onde o usuário ou a usuária se encontra. Lembrando que as informações disponíveis no aplicativo são originadas através do pedido do CPF na nota, por isso, é tão importante que o cidadão siga pedindo e, assim, contribuindo com essa rede com tantos benefícios para a população gaúcha”, afirmou o coordenador do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), Fernando Rodrigues dos Santos.
O Menor Preço também oferece a opção de busca por data, pesquisa que mostra quando o estabelecimento ofereceu o preço encontrado. Ao clicar no resultado, o usuário tem acesso ao endereço e ao telefone da loja, o que pode ajudar a confirmar o preço praticado e evitar deslocamentos desnecessários.
Comentários: