Santa Rosa em Dia - Aconteceu? Está Aqui!

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025
ccasdadas
ccasdadas

Esportes

Apreensão no Vale do Taquari somou 18,8 toneladas de carne de frango

APREENSÃO CARNE DE FRANGO

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Apreensão no Vale do Taquari somou 18,8 toneladas de carne de frango
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a apreensão de carne de frango em Westfália, no Vale do Taquari, por suspeita de influenza aviária de alta patogenicidade somou 18,8 toneladas.

A abertura da investigação sobre o eventual foco da patologia foi confirmada na quarta-feira, 4, pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

De acordo com Anffa Sindical, a apreensão só foi possível porque auditores fiscais federais agropecuários detectaram problemas durante a inspeção antes do abate dos animais.

Publicidade

Leia Também:

O sindicato questiona se a mesma medida teria sido tomada caso a inspeção estivesse a cargo de um médico veterinário credenciado e pago pelo próprio frigorífico, como prevê a proposta de regulamentação da Lei do Autocontrole, atualmente em consulta pública pelo Mapa.

Para os servidores, o episódio escancara os riscos do plano para a segurança sanitária e para a saúde pública, com a conclusão clara de que ele atende apenas aos interesses dos produtores.

O lote de frango pertence a um produtor do município de Teutônia, vizinho a Westfália. Ambas as cidades estão distantes pouco mais de 50 quilômetros de Montenegro, onde foi confirmado, no dia 16 de maio, o primeiro caso de IAAP em criação comercial no país. Os produtos apreendidos serão mantidos sob vigilância e só poderão ser liberados após exames laboratoriais confirmarem a ausência do vírus.

“Será que se fosse um médico veterinário pago pela empresa ele iria fazer essa notificação? Porque se o foco da doença for confirmado, toda a linha de abate vai ser paralisada e os prejuízos serão expressivos”, questiona o coordenador do Comando Nacional de Mobilização do Anffa Sindical, André Mendonça.

FONTE/CRÉDITOS: O SUL
Comentários:
André Christensen Garcia

Publicado por:

André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

Saiba Mais
sasasasa
sasasasa
xczxaxa
xczxaxa

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!