O Departamento Municipal de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), anunciou o aumento do período de restrição no abastecimento a partir da próxima sexta-feira (2). Com isso, os dois setores de bairros em que a cidade está dividida vão intercalar interrupções diariamente entre 15h e 3h.
Além disso, regiões mais afastadas da rede poderão ter ainda menos horas de abastecimento, pois a água demora mais para chegar nesses locais.
A barragem da Sanga Rasa, principal do município, está seis metros abaixo do nível normal. Essa segue sendo a menor marca registrada no reservatório desde maio de 2023. Naquele mês, a medição atingiu 10 metros abaixo do normal.
o racionamento passa a ser diário. Até então, as interrupções estavam sendo intercaladas entre os dois setores.
O departamento calcula que o déficit hídrico do município atingiu 242 milímetros nos primeiros quatro meses do ano devido à falta de chuva. Segundo as médias históricas, era para ter chovido 476 milímetros entre janeiro e abril, mas o acumulado foi de apenas 234 milímetros no período. Ou seja, a chuva registrada no começo deste ano foi da metade do esperado.
Comentários: