A maioria das pessoas que bebem café aprecia o rápido impulso de energia que ele proporciona. Mas, em um novo estudo, apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição, cientistas descobriram que o café pode oferecer um benefício muito mais duradouro: o envelhecimento saudável.
O estudo ainda não foi revisado por pares nem publicado, mas foi rigoroso e incluiu um grande número de mulheres que foram acompanhadas por muitos anos. Ele também se soma a um grande corpo de evidências que relacionam o café a vidas mais longas e várias vantagens para a saúde, incluindo menores riscos de certas doenças crônicas — embora todos esses estudos tenham limitações, como o fato de serem observacionais e não poderem provar causa e efeito.
Ainda assim, os resultados que ligam o café ao envelhecimento mais saudável não foram surpreendentes, disse Fang Fang Zhang, professora de epidemiologia nutricional na Universidade Tufts, que não participou do estudo. “Os dados são bastante consistentes em mostrar que o consumo de café é realmente benéfico”, afirmou.
No estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 47 mil enfermeiras por várias décadas, começando na década de 1970. A cada poucos anos, as mulheres respondiam a perguntas detalhadas sobre suas dietas, incluindo quanto café, chá e refrigerante (como Coca-Cola ou Pepsi) costumavam beber.
Comentários: