Kevin Joseph Farrell é o cardeal camerlengo da Igreja Católica Apostólica Romana. Com a morte do papa Francisco nessa segunda-feira (21), Farrell assume provisoriamente a administração da Santa Sé, sendo inclusive responsável pela organização do conclave que elegerá o novo santo padre.
A palavra “camerlengo” vem do latim “camarlingus” ou “camerarius“, que significa “adido à câmara” ou “camareiro”. O camerlengo é quem presta assistência ao papa, acompanhando-o e sendo responsável, inclusive, por atestar sua morte. Um ritual que era realizado pelo cardeal era de dar três batidas com um martelo de prata na cabeça do pontífice, enquanto fala o nome dele.
As funções do camerlengo estão explicadas no documento conhecido como Universi Dominici Gregis, uma espécie de constituição da Igreja Católica Apostólica Romana promulgada pelo papa João Paulo II na década de noventa.
Na manhã desta segunda, quem anunciou a morte de Francisco foi Farrell. O cardeal irlandês-americano administrará os assuntos ordinários da Igreja Católica durante o período conhecido como “sede vacante” (cadeira vazia).
Farrell nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, capital da Irlanda. Cursou ensino superior na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. O cardeal também realizou licenciatura em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, em Roma.
Comentários: