Recuperação técnica de preços da soja e especulações sobre as condições meteorológicas nos Estados Unidos estão impulsionando a cotação do grão na Bolsa de Chicago nos últimos dias. A alta foi mais sentido no início desta semana, depois de um período de posições de baixas muito expressivas. A avaliação é do analista da consultoria Safras & Mercado Luiz Fernando Gutierrez Roque.
“Se compararmos com alguns dias atrás, a soja está num momento melhor. Mas isso não quer dizer que está apontando para um movimento de alta”, alerta Gutierrez Roque.
O analista explica que a oleaginosa perdeu muito valor desde meados de maio, caindo para menos do que onze dólares o bushel, “ou até menos do que isso”. Para Gutierrez Roque, as correções técnicas ocorrem naturalmente diante de quedas tão acentuadas. Outra motivação para a elevação acompanharia as expectativas e apostas em relação ao clima nos Estados Unidos.
“Os próximos dias, os últimos dias de julho e os primeiros dias de agosto devem ser de temperaturas mais elevadas no país, com chuvas um pouco menores do que nas últimas semanas. Isso abre espaço para especulação sobre possíveis pioras nas condições de lavoura. Mas é tudo especulação. Sabemos que funciona assim. Por enquanto, não podemos falar em problemas na safra americana”, diz o analista.
Comentários: