A Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Rio Grande do Sul inicia nesta quarta-feira (11) o cronograma de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Os descontos chegam a 28% se combinados a quitação à vista e o engajamento a programas estaduais como “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”. Uma alternativa é o parcelamento em até seis vezes.
Quem pagar o valor integral até 30 de dezembro ou 31 de janeiro terá redução de 6% no valor do tributo (24,8% se somados ao benefícios dos dois programas de incentivo). A quitação até 28 de fevereiro ou 31 de março resultará, respectivamente, em abatimento de 3% e de 1% (22,4% e 20,8% com a soma dos programas de incentivo).
Já para quem pagar até o prazo de vencimento por número final da placa (30 de abril) contará apenas com os descontos do “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”. Na opção pelo parcelamento, o abatimento é mantido nas parcelas de janeiro, fevereiro e março, desde que se confirme a escolha até janeiro.
“O parcelamento em seis vezes, somado aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro até junho”, salienta a Sefaz.
Comentários: