Santa Rosa em Dia - Aconteceu? Está Aqui!

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025
dasadsa
dasadsa

Esportes

Cultivo da tilápia cresceu 14,36% no último ano

PISCICULTURA

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Cultivo da tilápia cresceu 14,36% no último ano
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A produção brasileira de peixes de cultivo foi de 968.745 toneladas, em 2024, 9,21% maior que a do ano anterior. “Em um ano marcado pela oscilação de preços da tilápia ao produtor, nossa espécie mais relevante, a atividade superou adversidades e não apenas manteve o ritmo de crescimento como acelerou o avanço, aproximando-se de 1 milhão de toneladas”, explicou Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), entidade que anualmente faz o levantamento da produção de peixes de cultivo no país.

Mesmo com cotação instável na maior parte do ano – especialmente no segundo semestre –, a tilápia foi a responsável pelo salto na produção de 2024, com 662.230 toneladas, 14,36% a mais do que 2023. A Peixe BR destaca que em uma década a produção de tilápia cresceu mais de duas vezes. Em 2015, eram 285 mil toneladas deste tipo de peixe. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul produziram, em conjunto, 333.815 toneladas, mais da metade do volume anual.

“Definitivamente, o brasileiro aprendeu a apreciar nossos peixes. Assim como na parte norte do país os nativos já fazem parte da alimentação das pessoas, a tilápia assumiu relevância indiscutível no centro-sul, tornando-se presença semanal no prato”, ressalta Medeiros.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: CORREIO DO POVO
Comentários:
André Christensen Garcia

Publicado por:

André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

Saiba Mais
bd
bd
xczxaxa
xczxaxa

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!