Santa Rosa em Dia - Aconteceu? Está Aqui!

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
xczxaxa
xczxaxa

Geral

Delação pode levar caso ao Supremo Tribunal Federal

FRAUDES INSS

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Delação pode levar caso ao Supremo Tribunal Federal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As investigações sobre o esquema bilionário de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), atualmente na Justiça Federal de 1ª instância, pode chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Isso porque há a expectativa de que sejam feitos acordos de delação premiada envolvendo as associações responsáveis pelos descontos fraudulentos e até servidores do instituto.

Pessoas que estão a par das conversas afirmam que os acordos podem ser fechados dentro de um mês. Segundo fontes, as acusações podem chegar a 20 parlamentares entre deputados e senadores de partidos do Centrão. As denúncias envolveriam também pagamentos mensais, algo parecido com o que foi visto no Mensalão.

Publicidade

Leia Também:

O esquema

As fraudes investigadas envolvem descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, realizados entre os anos de 2019 e 2024.

Investigações da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Polícia Federal revelaram que o esquema cobrava mensalidades não autorizadas dos beneficiários, por meio da falsificação de assinaturas e ausência de documentação adequada.

De acordo com as estimativas das autoridades, o prejuízo pode chegar a R$ 6,3 milhões. Além do impacto financeiro, o caso representa uma subtração direta da renda de milhões de brasileiros que dependem do INSS para sobreviver, especialmente idosos e pensionistas, considerados grupos vulneráveis a práticas abusivas.

FONTE/CRÉDITOS: O SUL
Comentários:
André Christensen Garcia

Publicado por:

André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

Saiba Mais
dssadsa
dssadsa
ccasdadas
ccasdadas

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!