A Federação Internacional de Diabetes (IDF, da sigla em inglês) reconheceu uma nova classificação para diabetes chamada de tipo 5. A medida é uma renomeação do “diabetes relacionado à desnutrição”, um diagnóstico que normalmente afeta adolescentes e jovens adultos magros e desnutridos em países de baixa e média renda.
Pesquisadores que estudavam essa forma menos comum de diabetes defendiam que ela fosse reconhecida como uma forma distinta da doença após estudos mostrarem mecanismos diferentes daqueles observados nos tipos 1 e 2. Em janeiro deste ano, especialistas no tema se reuniram com representantes do IDF e da Associação Americana de Diabetes e apresentaram as evidências para a criação de uma classificação distinta.
Agora, a Federação reconheceu oficialmente a doença como diabetes tipo 5 durante o Congresso Mundial de Diabetes deste ano, que acontece nesta semana em Bangkok, capital da Tailândia. Além disso, o presidente da entidade, Peter Schwarz, anunciou a criação de um grupo de trabalho para desenvolver um diagnóstico formal e diretrizes terapêuticas para a doença nos próximos dois anos.
Comentários: