A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff (PT), apresentou nessa terça-feira (13), em um evento na China, uma versão do mapa-múndi em que o Brasil aparece no centro e o Sul está voltado para cima.
O mapa, lançado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), busca promover uma nova perspectiva geopolítica, destacando o Sul Global.
Dilma estava acompanhada do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, que comemorou o impacto imediato da nova versão do mapa.
“A publicação do novo mapa-múndi pelo IBGE alcançou êxito instantâneo, considerando o importante debate aberto e destravado sobre o Brasil diante da nova geopolítica global, impulsionada pela emergência do Sul Global”, escreveu Pochmann no X.
Em fórum China-Celac, mandatários pedem mais cooperação no Sul Global e criticam tarifas arbitrárias no comércio. “Não queremos repetir a história e encenar uma nova Guerra Fria”, disse Lula
Essa não é a primeira vez que o IBGE altera a forma de exibir o mapa-múndi.
Em abril de 2024, o instituto já havia lançado uma versão em que o Brasil aparecia no centro do mundo, mas sem a inversão da orientação, ou seja, o Norte continuava no topo.
Comentários: