Com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e a criatividade dos alunos, a EMEF Princesa Isabel – Escola do Campo – realizou, na quarta-feira (30), o 3º Festival de Poesias. O evento foi organizado pela professora de Língua Portuguesa, Mariel Haubert, com o apoio da coordenação e direção da escola. O festival contou com duas categorias: interpretação e composição.
Na categoria de composição, os estudantes foram desafiados a escrever poemas sobre temas como vida no campo, natureza, cotidiano, escola e valores. As categorias foram divididas em Dente de Leite (1º, 2º e 3º anos), Mirim (4º e 5º anos), Infantojuvenil (6º e 7º anos) e Juvenil (8º e 9º anos). Os poemas foram avaliados com base na qualidade do texto poético: lirismo, elegância, coerência, originalidade e criatividade. O resultado desse trabalho foi publicado no livro “Traços e Vozes: desenhos e poemas da nossa infância e juventude”, desenvolvido com o patrocínio e apoio de diversas instituições.
Na categoria de interpretação, cada estudante escolheu um poema para declamar (de sua autoria ou de autores consagrados pela Literatura). O critério de avaliação, nesta categoria, foi a forma de interpretação (dicção, oratória, entonação, carisma, expressão corporal e memorização). O vice-prefeito Aldemir Ulrich, participou do evento e parabenizou os alunos e professores, “Ficamos muito contentes em poder presenciar a criatividade dos nossos alunos na composição e declamação dos poemas. Ações como essa desenvolvem a oralidade, a imaginação, a escrita e a expressão, e, por meio desse contato, estimulam o conhecimento e descobertas sobre o mundo literário”, destacou.
A seleção dos vencedores em cada categoria foi realizada por jurados que junto da Secretária de Educação Josyane Heck entregaram troféus e medalhas. A EMEF Princesa Isabel está localizada no interior de Santa Rosa e conta atualmente com 98 alunos matriculados.
Comentários: