As eleições para os novos diretores e vices da rede estadual de ensino ocorrem hoje no RS. Professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos irão às urnas para escolher os gestores, que terão um mandato de três anos a partir de 2025.
O pleito acontece de modo eletrônico, via aplicativo desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação. A contagem dos votos será realizada em até 24 horas, com divulgação dos resultados até quarta-feira (18/12). Se houver 2° turno, a próxima votação será dia 20/12, e a apuração terá divulgação até 23/12.
Após o período de recursos, as chapas vencedoras em 1° turno serão homologadas até 20/12, e as que vencerem em 2° turno terão homologação até 23/12.
No pleito, votam os matriculados maiores de 12 anos. Já o pai, mãe ou responsável legal por menor de 18 anos terá direito a um voto na mesma instituição de ensino, mesmo que seja responsável por mais de um aluno. Os professores com dois vínculos distintos de trabalho na rede estadual podem votar nas duas escolas onde estiverem lotados, mas se tiver vínculo único e carga horária dividida deve votar naquela de maior carga horária. E, se a carga horária for igual, vota na escola em que estiver lotado. Já professores e servidores que possuem filhos na escola em que trabalham devem escolher se votam no segmento pais ou de professores/servidores. Na votação, é preciso apresentar um documento oficial com foto.
Comentários: