A tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula, impactando de forma significativa o aprendizado dos pequenos. Mas será que esses recursos digitais são efetivos? Ao tentar responder a essa questão, pesquisadores da Universidade do País Basco (UPV/EHU) chegaram à conclusão de que, ao comparar o lápis com o teclado, as crianças que escrevem à mão apresentaram melhores resultados durante o processo de alfabetização.
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Publicado no periódico acadêmico Journal of Experimental Child Psychology, o trabalho avaliou o desempenho dos estudantes ao longo de treinamentos realizados no computador e comparou com os dados dos alunos alfabetizados por meio da escrita manual. “À medida que as crianças escrevem cada vez menos à mão, queríamos explorar o impacto disso nas habilidades alfabéticas e ortográficas. Em outras palavras, queríamos ver se a capacidade de aprender letras e assimilar e lembrar a estrutura das palavras se desenvolve de maneira diferente por meio do treinamento manual ou do uso de teclados. Concluímos que as crianças que usaram as mãos obtiveram os melhores resultados”, explicou Joana Acha, autora do estudo.
Como o estudo foi realizado?
O estudo contou com a participação de 50 crianças de 5 a 6 anos — momento em que os pequenos estão em constante desenvolvimento e começam a adquirir a capacidade de ler e escrever. Os participantes aprenderam nove letras dos alfabetos georgiano e armênio, bem como 16 pseudopalavras inventadas pelos pesquisadores combinando as letras.
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