O Rio Grande do Sul embarcou 30,4 mil toneladas de carne suína, em novembro. O resultado é 27,7% superior ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 9, pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
No geral, o país comercializou para o mercado exterior 121,1 mil toneladas em novembro. Trata-se do terceiro maior número já registrado na série histórica mensal do setor, e supera em 15,1% o total exportado no mesmo período do ano passado, com 105,7 mil toneladas. O principal destino das exportações do setor foram as Filipinas, que importaram 28,8 mil toneladas em novembro, volume 143,9% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
A expectativa é de que os resultados para os próximos meses se ampliem. No dia 3, o governo federal recebeu o anúncio da aprovação sanitária para que o Brasil exporte mesentério e papada congelados de suínos. Os insumos são utilizados na produção de embutidos e alimentos processados ao mercado filipino, com base no vigente Certificado Sanitário Internacional.
Comentários: