A situação do agronegócio gaúcho foi o tema do quarto painel do 1º Fórum da Reconstrução do Rio Grande do Sul, promovido pela Rádio Guaíba e que integra a programação da 47ª edição da Expointer, que acontece nesta terça-feira no auditório da Federação da Agricultura do RS (Farsul). Durante o evento, que tem parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o setor foi representado por lideranças das entidades que estão à frente do agronegócio no Estado.
Durante o painel, o primeiro a falar foi o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, que destacou o fato de toda a cadeia produtiva do Estado estar representada no painel e disse que é preciso analisar o cenário do Estado de forma distinta, pois as regiões do RS foram atingidas de diferentes formas pelas questões climáticas.
Ao falar das regiões mais afetadas pelas enchentes, Pereira, afirmou que é necessário olhar, principalmente, para os pequenos produtores que não terão condições de arcar com os endividamentos adquiridos para custear as safras dos anos em que precisaram enfrentar a seca e, agora, perderam tudo pelas inundações. “Muitos produtores ficaram com as propriedades destruídas. Por isso, é necessário passar a borracha na dívida deles”, afirma.
Comentários: