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Sexta-feira, 11 de Julho de 2025
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Formação Pedagógica reúne cerca de 400 profissionais da Educação Infantil de Santa Rosa

EDUCAÇÃO

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Formação Pedagógica reúne cerca de 400 profissionais da Educação Infantil de Santa Rosa
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Nesta segunda-feira (05), professores e monitores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa participaram de uma formação pedagógica promovida pela Prefeitura. A atividade ocorreu no auditório da Unijuí e contou com a presença de aproximadamente 400 profissionais. Na oportunidade, os servidores puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento infantil.

A formação teve como foco proporcionar aos profissionais uma compreensão mais ampla e científica dos processos que envolvem o desenvolvimento neurológico das crianças na primeira infância. A palestra “Fundamentos do Neurodesenvolvimento Infantil” foi ministrada pela professora e doutora Neusa Cristina Pereira da Silva, também docente da rede municipal. Com base no mapa do desenvolvimento infantil, foram abordadas as principais etapas e marcos do crescimento neurológico, bem como os fatores que influenciam esse processo, incluindo aspectos genéticos, ambientais, emocionais e sociais.

Além disso, a atividade destacou a relevância dos primeiros mil dias de vida do bebê, período considerado decisivo para o desenvolvimento cerebral e integral da criança. A Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, ressaltou a importância da iniciativa, “Investir na formação dos nossos profissionais é garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação mais humana, acolhedora e baseada em evidências científicas sobre o desenvolvimento infantil”.

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Outros temas discutidos incluíram a maturação do cérebro infantil e suas implicações no processo de aprendizagem e comportamento; a importância do afeto e da segurança emocional em sala de aula, reforçando o papel essencial do vínculo e das interações positivas no ambiente escolar e, a escolha de conteúdos apropriados para crianças pequenas, respeitando os estímulos adequados para cada faixa etária.

A proposta faz parte do cronograma contínuo de formação dos profissionais da Educação Infantil, reforçando o compromisso do município com uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.

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André Christensen Garcia

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André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

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