O inverno climático ou meteorológico, que é usado na climatologia por ser um período fixo e não uma data móvel, teve início no primeiro dia de junho e vai até 31 de agosto. Já o inverno astronômico que começa com o solstício se inicia nesta sexta-feira, 20 de junho, às 23h42.
O inverno de 2025 se inicia sob condições de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial e que devem persistir durante grande parte da estação, mas no fim do inverno pode ser observado um resfriamento das águas superficiais, embora um evento de La Niña seja improvável na estação.
Conforme a última atualização mensal do Centro de Previsão Climática (CPC) da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) em parceria com a Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, é de 73% a probabilidade de o trimestre de inverno (junho a agosto) ser com neutralidade.
A anomalia de temperatura da superfície do mar no momento é de 0,0ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central, que é usada oficialmente para definir se há El Niño ou La Niña, portanto neutralidade absoluta.
Comentários: