O ministro israelense da Energia, Israel Katz, determinou neste domingo (9) a interrupção da transmissão de eletricidade para Faixa de Gaza. Após um período lento de negociações para uma nova fase de cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o ministro das finanças de Israel, Bezalel Smotrich, anunciou que o país iria endurecer medidas contra o Hamas.
Conforme o ministro disse ao jornal americano The Wall Street Journal, algumas medidas já começaram a ser implantadas, “como o bloqueio da entrada de bens e suprimentos na região de Gaza, na semana passada”.
O Hamas informou neste domingo a autoridades norte-americanas que está aberto a libertar o refém americano-israelense Edan Alexander como parte das negociações para acabar com a guerra em Gaza, disse a autoridade sênior do Hamas Taher Al-Nono, de acordo com a Al-Aqsa TV, administrada pelo Hamas.
O anúncio de domingo veio uma semana depois de Israel ter cortado todos os suprimentos de bens para o território para mais de 2 milhões de pessoas. Ele tentou pressionar o Hamas a aceitar uma extensão da primeira fase do seu cessar-fogo. Essa fase terminou no último fim de semana. Israel quer que o Hamas liberte metade dos reféns restantes em troca de uma promessa de negociar uma trégua duradoura.
O grupo pressionou para iniciar negociações sobre a segunda fase mais difícil do cessar-fogo, que veria a libertação dos reféns restantes de Gaza, a retirada das forças israelenses e uma paz duradoura. Acredita-se que o Hamas tenha 24 reféns vivos e os corpos de outros 35.
O grupo militante disse no domingo que encerrou a última rodada de negociações de cessar-fogo com mediadores egípcios sem mudanças em sua posição, pedindo o início imediato da segunda fase do cessar-fogo.
A nova carta do ministro de energia de Israel para a Israel Electric Corporation diz para ela parar de vender energia para Gaza. Israel havia alertado quando cortou todos os suprimentos que água e eletricidade poderiam ser os próximos.
Gaza foi amplamente devastada pela guerra, e geradores e painéis solares são usados para parte do fornecimento de energia. O cessar-fogo interrompeu os combates mais mortais e destrutivos já registrados entre Israel e o Hamas, desencadeados pelo ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023. A primeira fase permitiu o retorno de 25 reféns vivos e os restos mortais de outros oito em troca da libertação de quase 2.000 prisioneiros palestinos.
Comentários: