Apesar das fortes chuvas desta semana, da ocorrência pontual de granizo e dos ventos fortes, a cultura de trigo no Estado apresenta rápida evolução de fases e mantém condição geral satisfatória. A avaliação é do Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar, divulgado nesta quinta-feira, 3.
De acordo com o estudo, 15% das lavouras estão em processo de maturação, 46% em enchimento de grãos, 29% em floração e 10% em desenvolvimento vegetativo. Nas áreas de semeadura mais precoce, os produtores finalizam o preparo de máquinas e equipamentos para o início da colheita.
As precipitações mais fortes foram registradas no Extremo Sul e na Campanha. Granizo e vento forte atingiram as plantações do Centro e Noroeste do Rio Grande do Sul. Nas regiões Oeste, Noroeste, Norte e Nordeste, o desenvolvimento das lavouras é considerado muito bom, tanto vegetativo quanto reprodutivo.
“De modo geral, esse bom desempenho tem compensado os danos pontuais observados em outras regiões, e os níveis de produtividade esperados devem continuar dentro das expectativas iniciais, desde que as condições climáticas futuras favoreçam a continuidade do ciclo”, afirma o documento.
Comentários: