O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agendas previstas para toda a sexta-feira no Rio Grande do Sul. Na quinta passagem pelo Estado desde o início da crise decorrente das enchentes em maio, Lula participa de uma série de atividades relacionadas às áreas de habitação, saúde e infraestrutura.
Pela manhã, o presidente acompanha a entrega de unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Porto Alegre e a assinatura de acordos para agilizar a conclusão de outros empreendimentos destinados a pessoas atingidas pelas enchentes.
Em seguida, participa da inauguração de uma nova estrutura para tratamento de câncer na Capital gaúcha. Na sequência, segue para São Leopoldo, região estratégica para a logística do Estado e que terá um novo complexo viário.
Na comitiva com o presidente estarão os ministros da Secretaria para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, Nísia Trindade (Saúde), Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes), entre outras autoridades federais, regionais e locais.
Os compromissos acontecem exatamente no dia em que se inicia a campanha eleitoral em todo o país para as eleições municipais deste ano. Apesar disso, Maria do Rosário (PT), a candidata de Lula em Porto Alegre, não poderá participar de nenhuma das agendas oficiais previstas. A legislação eleitoral veda a participação de candidatos em eventos de inaugurações e entregas de obras.
A presença do petista no Estado também ocorre em um momento de escalada das críticas do governador Eduardo Leite (PSDB) contra o governo federal. O tucano e seus aliados têm aumentado o tom nas cobranças em relação à liberação de recursos para a reconstrução do Estado após as enchentes. Ontem, o ministro Paulo Pimenta rebateu as críticas de Leite no programa ‘Esfera Pública’ da Rádio Guaíba.
Comentários: