Depois de inaugurar o mercado de ligações pela internet, o Skype acabou. A Microsoft anunciou da plataforma pioneira de chamadas de voz e vídeo online comprada pela gigante americana em 2011. “A partir de maio de 2025, o Skype não estará mais disponível”, anunciou numa postagem na rede social X. A mensagem dizia aos usuários para eles continuarem a usar seus serviços fazendo login na plataforma Teams da Microsoft.
Com a mudança, a Microsoft deixará de oferecer o serviço que permitia a realização de chamadas para números de telefone nacionais ou internacionais “normais” – um recurso do Skype que ganhou popularidade no início dos anos 2000, pois permitia que os usuários conversassem sem pagar uma companhia telefônica.
A empresa alega que o recurso começou a perder popularidade com o advento dos smartphones e de aplicativos como o FaceTime e o WhatsApp. Além disso, durante a pandemia, os consumidores optaram por usar outros aplicativos em vez do Skype para fazer chamadas por vídeo, como o Zoom.
A quantidade de usuários ativos na plataforma está desatualizada. Os números mais recentes divulgados pela gigante desenvolvedora de softwares são de 2023, quando a empresa informou que o Skype tinha mais de 36 milhões de usuários – léguas de distância do auge, que foi de 300 milhões.
Comentários: