Santa Rosa em Dia - Aconteceu? Está Aqui!

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025
xczxaxa
xczxaxa

Esportes

Milei atribui inflação descontrolada na Argentina a décadas de má gestão do Banco Central do país

ARGENTINA

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Milei atribui inflação descontrolada na Argentina a décadas de má gestão do Banco Central do país
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente da Argentina, Javier Milei, detalhou estratégias para combater a inflação em coluna enviada ao jornal La Nación. Segundo ele, a inflação persistente no país é resultado de décadas de má gestão do Banco Central da República Argentina (BCRA), incluindo saques de recursos e emissão descontrolada de moeda. Ele afirma que, para resolver o problema, é necessário não apenas cortar o fluxo de emissão de dinheiro, mas também recompor o patrimônio líquido do BCRA.

Milei destaca que a situação inflacionária em seu país foi agravada por políticas que deterioraram o patrimônio do BCRA, como a "fraude monumental da pesificação assimétrica" em 2001, que resultou no "roubo de US$ 14 bilhões que respaldavam a base monetária". Outros episódios, como a venda de dólares futuros em 2015, também contribuíram para o esvaziamento das reservas do BC, segundo ele. "Nos últimos 25 anos, a política, através do BCRA, roubou dos argentinos US$ 110 bilhões."

Ele argumenta que, quando o patrimônio do BCRA se torna negativo, o nível de preços precisa subir para equilibrar o balanço, gerando inflação. Para reverter esse cenário, Milei afirma que seu governo atuou em duas frentes: cortando a emissão monetária e regularizando os estoques de dívida.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: CORREIO DO POVO
Comentários:
André Christensen Garcia

Publicado por:

André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

Saiba Mais
sd
sd
bd
bd

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!