O superintendente Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul (SFA/RS), José Cleber Dias de Souza, garantiu que a suspensão dos pagamentos das dívidas rurais acumuladas nos últimos anos será prorrogada para além do dia 15 de agosto.
O limite foi estabelecido pelo governo federal em decorrência da catástrofe climática de maio, que arrasou a produção de alimentos no Estado e comprometeu de vez a capacidade financeira de quem acumulava dívidas de 2022 e 2023 devido à estiagem.
“Não há como resolver até 15 de agosto. Essa data será prorrogada, não há dúvida”, assinalou o superintendente, que projetou publicação do decreto de regulamentação da MP 1247/24, que atenua os impactos do endividamento rural no RS, para esta sexta-feira, 9.
Publicidade
A afirmação, que reforça possibilidade mencionada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ocorreu após reunião com os líderes do movimento SOS Agro, no final da tarde desta quinta-feira, 8. O encontro foi a última etapa da manifestação que reuniu mais de 3 mil agricultores no Parque Harmonia, em Porto Alegre.
Comentários: