Mulheres têm um risco maior de desenvolver Covid longa do que homens, dependendo de sua fase de vida e se já passaram pela menopausa, de acordo com um novo estudo nacional da Recover, a iniciativa de pesquisa sobre Covid longa financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde.
A pesquisa, publicada em janeiro, estudou mais de 12 mil adultos e descobriu que, no geral, as participantes do sexo feminino tinham um risco 31% maior de desenvolver Covid longa após uma infecção pelo coronavírus do que os homens. Mulheres entre 40 e 54 anos que ainda não eram menopáusicas estavam no maior risco e tinham 45% mais probabilidade de desenvolver Covid longa do que homens da mesma faixa etária.
No entanto, entre mulheres de 40 a 54 anos que já haviam passado pela menopausa e mulheres de 18 a 39 anos, não houve diferença significativa no risco de Covid longa em comparação com homens nos mesmos grupos etários.
Isso sugere que hormônios envolvidos na menopausa, fertilidade e gravidez podem desempenhar um papel e podem ser fatores de proteção contra a Covid longa, disse Dimpy Shah, professora assistente de ciências da saúde populacional na Joe R. and Teresa Lozano Long School of Medicine da Universidade do Texas Health Science Center em San Antonio, que liderou o estudo.
Níveis mais altos de estrogênio
Durante a menopausa, os níveis de estrogênio nas mulheres tendem a cair, diz Shah. E enquanto mulheres adultas com menos de 40 anos têm altos níveis de estrogênio, elas também tendem a ter níveis mais altos de progesterona, um hormônio que ajuda a equilibrar e regular o estrogênio no corpo, explica. Isso é especialmente verdadeiro se estiverem grávidas, acrescenta.
Tanto o estrogênio quanto a testosterona interagem com o sistema imunológico de maneiras que ainda não são totalmente compreendidas. Mas, geralmente, disseram os especialistas, níveis mais altos de estrogênio podem estar associados a respostas imunológicas crônicas e de longo prazo, o que pode ajudar a explicar por que as mulheres têm quase o dobro de chances de serem diagnosticadas com uma doença autoimune em comparação com os homens.
Shah alertou que mais estudos são necessários sobre o papel dos níveis hormonais no desenvolvimento da Covid longa, embora os hormônios possam não explicar completamente o risco de covid longa entre algumas mulheres. Provavelmente é um efeito combinado de idade, gravidez e menopausa, disse ela.
O estudo descobriu que mulheres com 55 anos ou mais – que seriam menopáusicas – tinham um risco 34% maior de desenvolver Covid longa do que homens.
Comentários: