Santa Rosa em Dia - Aconteceu? Está Aqui!

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025
sd
sd

Esportes

Nove cidades de SC decretam situação de emergência após chuvas castigarem o Estado

SANTA CATARINA

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Nove cidades de SC decretam situação de emergência após chuvas castigarem o Estado
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que nove cidades catarinenses decretassem situação de emergência. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias nos municípios de: Florianópolis, São José, Biguaçu, Governador Celso Ramos, TIjucas, Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo.  

 

O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população,  com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.

Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Os trabalhos das equipes resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.

Publicidade

Leia Também:

Tijucas, na Grande Florianópolis, foi a cidade do Estado com maior volume acumulado de chuva durante o dia, segundo dados  atualizados às 17h30min de quinta-feira pela Defesa Civil de Santa Catarina. O total de chuva registrado na cidade é superior ao esperado para todo o mês de janeiro (280 milímetros), segundo informações do município.

Em resposta à situação, o prefeito Maicon Sgrott anunciou o decreto de emergência no município para conter danos e garantir a segurança dos moradores. Ele explica que o município teve alagamentos em todos os bairros, especialmente os bairros da Praça, Morretes e Nova Descoberta. Um abrigo foi aberto no ginásio central da cidade para receber parte dessas famílias. No interior, deslizamentos atingiram estradas impedindo o acesso a algumas regiões.

— Não tivemos nenhuma vítima grave, mas em torno de 20 casas nesses bairros foram extremamente afetadas, com pessoas que tiveram que sair correndo e deixando tudo, de carro na garagem a pertences em casa — conta.

Florianópolis foi a segunda cidade com maior volume de chuva do Estado. Foram 169 milímetros em apenas três horas e 250 milímetros nas últimas 24 horas

FONTE/CRÉDITOS: NSC TOTAL
Comentários:
André Christensen Garcia

Publicado por:

André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

Saiba Mais
xczxaxa
xczxaxa
dasadsa
dasadsa

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!