Junho registrou queda no número de inadimplentes no Brasil, o segundo mês consecutivo de desaceleração, segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, que teve divulgação adiantada pelo Serasa.
A pesquisa aponta que o sexto mês do ano apresentou menos 918 mil brasileiros inadimplentes na comparação com o registrado em abril — queda de 1,25% nos 60 dias indicados.
No total, são 72,5 milhões de pessoas nessa situação. Em maio, o valor registrado era de 72,54 milhões.
A pesquisa aponta ainda que foram contabilizadas 273 milhões de dívidas no mês de junho. Nos valores somados, elas chegam a R$ 397 bilhões.
Segundo a gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, essa é a primeira vez em 2024 que há registro de duas quedas seguidas na inadimplência.
Apesar da queda, o número de brasileiros inadimplentes em junho ainda é maior que o registrado nos primeiros dois meses do ano. Em janeiro e fevereiro foram registrados 72,07 milhões e 72,04 milhões, respectivamente.
Ainda em junho, as dívidas com bancos e cartões de crédito continuaram com o maior percentual correspondente ao motivo do endividamento, chegando a 29,16% do total.
Em segundo lugar estão as contas básicas de água, luz e gás, com 21,85%. Em seguida aparecem os segmentos de financeiras e serviços, com 17,69% e 11,81% respectivamente.
Comentários: