Santa Rosa em Dia - Aconteceu? Está Aqui!

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
xczxaxa
xczxaxa

Política

Polícia Federal enquadra 11 entidades por fraude no INSS, mas há outras 20 suspeitas

FRAUDES INSS

André Christensen Garcia
Por André Christensen Garcia
Polícia Federal enquadra 11 entidades por fraude no INSS, mas há outras 20 suspeitas
DIVULGAÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A investigação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria Geral da União) sobre um golpe de até R$ 6,3 bilhões em aposentados e pensionistas enquadrou 11 entidades de classe, mas 31 são suspeitas de cobrarem “mensalidade associativa” sem autorização. A mensalidade associativa é descontada do pagamento mensal do INSS a aposentados e pensionistas.

Associações de aposentados e sindicatos assinaram Acordos de Cooperação Técnica com o INSS permitindo o desconto nos proventos dos beneficiários que, em troca de auxílio jurídico e assistência médica, por exemplo, autorizam o débito no aplicativo Meu INSS por meio de assinatura eletrônica e biometria.

Desconfiada de fraudes em 1.374 descontos entre 2016 e maio de 2024, a CGU procurou os beneficiários. Entre abril e julho do ano passado, o órgão entrevistou presencialmente 1.273 aposentados ou pensionistas para perguntar se eles haviam autorizado a cobrança. “Apenas 52  informaram estar filiados a uma entidade, e 31 autorizaram o desconto, indicando a possibilidade de 98% dos descontos serem indevidos”, escreve a CGU no relatório que resultou dessas entrevistas e que municiou a Polícia Federal.

Publicidade

Leia Também:

Das 33 entidades que efetuaram algum desconto, 31 são suspeitas de cobrarem mensalidade irregular. Para 21 entidades, 100% dos entrevistados disseram não ter autorizado o desconto. Para sete entidades, esse percentual variou de 71% a 99%, e, para as três restantes, essa proporção variou de 17% a 33%. A CGU realizou auditoria em 29 das 31 entidades. Questionada, informou que a auditoria antecedeu as entrevistas em campo.

A entidade com mais descontos sem autorização foi a Caap, diz a CGU. A Caixa de Assistência dos Aposentados e Pensionistas do INSS, que promete auxílio psicológico, apoio jurídico e desconto em clinicas de saúde, realizou 214 descontos irregulares dos 215 efetuados, segundo o relatório. O portal  UOL procurou a entidade, mas a Caap não oferece telefone ou email para a imprensa e os telefones para contato de associados são inválidos. O campo no site para envio de mensagem acusou “erro no servidor”.

FONTE/CRÉDITOS: O SUL
Comentários:
André Christensen Garcia

Publicado por:

André Christensen Garcia

André Christensen Garcia, jornalista MTB 15.037

Saiba Mais
dssadsa
dssadsa
sasasasa
sasasasa

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!