Se você alguma vez tentou fazer novos amigos na idade adulta, provavelmente sabe por que a solidão nunca esteve tão presente entre as pessoas. Fazer novos amigos parece simplesmente muito difícil.
Na escola, fazer amigos pode ser muito simples – basta ir brincar juntos. Mas, na idade adulta, construir, desenvolver e manter as amizades pode ser muito mais difícil.
Isso é importante porque nós precisamos de amigos. Os velhos amigos são um tesouro, mas nada fica estático para sempre. Os velhos amigos se mudam ou seu tempo é ocupado pela criação dos filhos ou por suas carreiras. Se você não fizer nada, a solidão pode crescer silenciosamente à sua volta.
Vale a pena levar isso a sério, pois há evidências que demonstram que a solidão crônica pode ser mortal. Seu impacto sobre a taxa de mortalidade é equivalente a fumar 15 cigarros por dia.
O desafio da confiança
Antes da pandemia, cerca de um terço dos australianos relatava ter sentido pelo menos um episódio de solidão. Mas, depois que os imensos prejuízos causados pela covid-19 ao trabalho e à nossa vida social começaram a se alastrar, a solidão disparou. Pesquisas agora indicam que mais da metade (54%) dos australianos relata experiências de maior solidão desde o início da pandemia.
Enquanto buscamos um novo normal para a covid, vale a pena fazer um inventário das suas amizades – e verificar se você acha que sua vida social está boa ou se algo poderia ser melhorado.
Comentários: