A Prefeitura de Porto Alegre irá construir um Santuário Animal para abrigar até 2 mil animais de estimação oriundos de abrigos provisórios. São cães e gatos resgatados de áreas inundadas ou que ficaram separados de seus donos durante a histórica enchente no Estado.
O espaço será gerido pelo Gabinete da Causa Animal junto a profissionais contratados para atendimento veterinário contínuo aos pets. Os custos envolvendo o local e os profissionais serão arcados pela Prefeitura. De acordo com a pasta, a intenção é tornar esse local uma referência na recuperação e no tratamento desses animais.
O local onde será instalado o Santuário ainda será divulgado, mas a previsão é de iniciar o atendimento ainda em julho. O local não será aberto ao público, mas os animais estarão disponíveis à adoção responsável em feiras previstas para ocorrer em regiões descentralizadas da cidade.
Para garantir um futuro melhor aos animais resgatados, a Prefeitura de Porto Alegre tem trabalhado em colaboração com o Estado e organizações como Arcanimal, Animall Tag, Petsrs.com e Grad, para desenvolver uma política eficaz de adoção. Esta política inclui medidas como testagem, vacinação, desvermifugação e castração.
Contratações
Um edital já foi aberto para contratação de até 60 veterinários, já em atividade, e a convocação de 25 profissionais do quadro da prefeitura, realocados para o atendimento emergencial. Suplementarmente, está em fase de elaboração a contratação de 100 jovens protetores, inspirado no programa Jovem Aprendiz, para reforçar o cuidado com os animais.
Comentários: