A área da agricultura gaúcha coberta por seguro rural cresceu 26,2%, passando de 903 mil hectares, em 2023, para 1,14 milhão de hectares, em 2024. Segundo o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Guilherme Rios, essa mudança se deve à suplementação de recursos exclusiva feita ao Rio Grande do Sul no ano passado.
“Ainda que tenhamos tido essa melhor área coberta, ainda está longe do ideal e do recorde de cobertura no Estado, que foi de 2,54 milhões de hectares em 2020. E ainda está distante do que deveria ter sido coberto. Para se ter uma ideia, nessa safra, apenas a área com soja supera os seis milhões de hectares”, explica Rios.
Para ele, ainda é necessário muito trabalho para possibilitar, por exemplo, o acesso de maior número de produtores rurais ao seguro rural. Em relação às mudanças a serem anunciadas sobre o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), Guilherme Rios espera que sejam positivas e atendam a demanda do setor. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prepara as alterações para serem incluídas no Plano Safra 2025/2026 com anúncio previsto para junho.
Comentários: