Há 30 anos, em 1º de julho de 1994, o real passava a ser a moeda oficial no Brasil e deixava o cruzeiro para trás. Essa foi uma das medidas adotadas no Plano Real, que tinha como objetivo acabar com a hiperinflação do país.
Três décadas depois, a inflação acumulada é de nada menos do que 708%, de acordo com a calculadora do Banco Central (BC) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na prática, isso significa que R$ 1 de hoje equivaleria a R$ 0,12 há 30 anos. Ou então que R$ 1 na época equivale a atuais R$ 8,08
Recorremos ao acervo do Museu da Imprensa Automotiva (Miau) para encontrar a edição de agosto de 1994 da Autoesporte e conferir o valor de alguns dos automóveis vendidos na época e mostramos agora qual seria o preço dos carros com a inflação. Veja abaixo:
Ford Escort - a partir de R$ 11.012
O Ford Escort era vendido em nada menos do que 11 versões em 1994 e com motores 1.6, 1.8 e 2.0, sem considerar o Hobby 1000, que não era chamado pela Ford de Escort. Desta forma, os preços começavam em R$ 11.012 e chegavam a custar R$ 36.683. Com a correção, é o mesmo que R$ 135.704 e R$ 452.055. A título de comparação, um Hyundai Creta parte deste valor hoje.
Fiat Uno - a partir de R$ 7.254
Já o famoso Fiat Uno, um dos carros mais vendidos do Brasil, era oferecido em oito configurações diferentes, e com duas ou quatro portas. O valor da versão de entrada, na época, Mille, com motor 1.0, era de R$ 7.254. Ou seja, R$ 85.683 atualmente.
Já a topo de linha, com propulsor 1.4 turbo, chegava nos R$ 22.492, ou R$ 277.175. É quase o mesmo preço de um Audi A3 de entrada.
Chevrolet Corsa - a partir de R$ 7.350
O Chevrolet Corsa, outro carro popular, partia de R$ 7.350 em sua configuração Wind, com motor 1.0, e chegava a custar R$ 11.950 na versão GLI, com motor 1.4. Com a inflação, os preços são de R$ 90.576 e R$ 147.263. Hoje, o valor do automóvel mais barato do Brasil, o Fiat Mobi, é de R$ 72.990.
E vale lembrar que, na época, carros não eram obrigados a saírem de fábrica com itens como airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade. Nem mesmo ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida eram itens comuns em modelos de entrada.
Chevrolet Monza - a partir de R$ 16.702
O Chevrolet Monza é outro clássico do mercado brasileiro. Em 1994, o modelo era vendido em seis versões diferentes e com opções de motores 1.8 e 2.0. Havia também carrocerias com duas ou quatro portas. Os preços partiam de R$ 16.702 e chegavam a R$ 19.900. Hoje, com a inflação, o Monza não sairia por menos do que R$ 205.823, mais do que o Toyota Corolla topo de linha.
Volkswagen Gol - a partir de R$ 7.243
Por fim, o Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, era oferecido em sete versões. A de entrada era o famoso Gol 1000 e custava R$ 7.243, o mesmo que R$ 89.258 com a correção. Já a topo de linha era a GTI, com motor 2.0, que não saia por menos de R$ 23.117, ou R$ 284.877.
Nessas mesmas faixas, atualmente, é possível comprar um hatch compacto 1.0 mais completo, como o Citroën C3 Feel (R$ 86.390) ou um sedã elétrico de mais de 500 cv, como o BYD Seal (R$ 296.800).
Preços dos carros em 1994
Modelo | Preço da versão de entrada | Valor da versão de entrada com inflação | Preço da versão topo de linha |
Ford Escort | R$ 11.012 | R$ 135.704 | R$ 36.683 |
Ford Verona | R$ 17.228 | R$ 212.309 | R$ 28.355 |
Fiat Uno | R$ 7.254 | R$ 85.683 | R$ 22.492 |
Fiat Tempra | R$ 22.250 | R$ 274.193 | R$ 33.271 |
Chevrolet Corsa | R$ 7.350 | R$ 90.576 | R$ 11.950 |
Chevrolet Kadett | R$ 15.520 | R$ 191.257 | R$ 38.614 |
Chevrolet Monza | R$ 16.702 | R$ 205.824 | R$ 19.900 |
Chevrolet Omega | R$ 26.712 | R$ 329.180 | R$ 42.870 |
Volkswagen Fusca | R$ 7.243 | R$ 89.258 | R$ 7.243 |
Volkswagen Gol | R$ 7.243 | R$ 89.258 | R$ 23.117 |
Volkswagen Voyage | R$ 11.402 | R$ 140.510 | R$ 15.783 |
Volkswagen Saveiro | R$ 10.065 | R$ 124.034 | R$ 13.747 |
Comentários: