O Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Rosa, Jonas Fusiger, disse em entrevista, que contesta a afirmação feita por Salatiel de Oliveira Santos, presidente da Previrosa, que afirmou que é inevitável uma reforma na Previrosa em 2025.
“Estamos chegando aos 45 minutos do segundo tempo”, disse Salatiel, referente ao fato de que uma professora, hoje. com 25 anos de sala de aula e 50 anos de idade, pode se habilitar a aposentadoria.
Segundo Jonas, “no âmbito da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, há entendimento de que a reforma em projeção de pauta, não precisa ser tão radical. Não há necessidade de uma reforma neste momento, pois podemos ficar como está mais um tempo. E, breve todos os servidores começam a se aposentar por média, conforme lei que vigora desde 2004, mas que ainda não atinge aqueles que estão por se aposentar”.
Jonas disse também que o déficit da Previrosa hoje se mostra assustador, mas compreende que em médio prazo poderá ser sanado. Ele ainda projeta o equilíbrio entre 2029/30, quando o grupo que entrou em 2004 começará a se aposentar na nova modalidade.
“Não é necessária esta reforma, porque a partir de 2030 teremos aposentadorias por média salarial com os professores e em 2035 os demais servidores. A partir daí, os débitos que hoje vermos muito altos, serão sanados”.
Comentários: