O Rio Grande do Sul receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais 76 profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos entre 33 municípios, reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade.
Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 1.755 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 1.506 delas ocupadas e 78 em processo de ocupação. Os profissionais atuam em 394 municípios do estado e alcançam cerca de 3,8 milhões de habitantes.
Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 218 dos médicos no Rio Grande do Sul estão fixados em municípios considerados de média vulnerabilidade. Outros oito profissionais estão ativos em localidades com alta vulnerabilidade.
O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 133 destinados ao Rio Grande do Sul. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.
Gestores municipais interessados em aderir ao programa devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março. O resultado do edital está previsto para 8 de abril. Oitenta e quatro municípios gaúchos terão contratações imediatas e 333 para cadastro reserva.
Comentários: