O Rio Grande do Sul recebeu neste ano 429 novos participantes do programa “Mais Médicos”, desenvolvido pelo governo federal. Com isso, o Estado passou a contar com 1.594 profissionais engajados à iniciativa, voltada a atividades de atenção primária à saúde em municípios de todo o País – o foco são as periferias urbanas e regiões distantes dos grandes centros populacionais.
Conforme o Ministério da Saúde, no início da atual gestão (2023), a iniciativa (criada durante o mandato da presidente Dilma Rousseff e depois interrompida pelos governos posteriores) tinha 13 mil vagas ativas. “O programa avançou, sobretudo em áreas sob maior vulnerabilidade social, atualmente contempladas por 60% do contingente do programa.
Dados oficiais contabilizam que o “Mais Médicos” foi responsável, só neste ano, por 6.729 novos profissionais em cerca de 2 mil cidades. Esse número representa mais de 25% do total de 26.756 profissionais que atuam por meio da iniciativa em um total de 4.412 cidades e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Comentários: