Foi aprovado pelos vereadores de Eldorado do Sul e sancionado pelo prefeito Ernani de Freitas Gonçalves, a lei que dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos celulares por estudantes durante o período de aulas em escolas públicas e privadas. De autoria do vereador Fabiano Pires, a proposta, segundo ele, visa proteger o desenvolvimento educacional, a saúde mental e física dos alunos.
Conforme o vereador, nos últimos anos, observou-se um aumento significativo no uso de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, tanto em ambientes educacionais quanto no cotidiano. Fenômeno que tem gerado preocupações quanto à saúde mental e física dos jovens, além de impactar o desempenho e a concentração no ambiente escolar. Neste sentido, a preocupação recai que o uso excessivo e inadequado de aparelhos eletrônicos está associado ao aumento da ansiedade, dificuldades de concentração e, em alguns casos, ao desenvolvimento de dependência digital.
Com isso, a iniciativa busca resguardar o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos estudantes, ao mesmo tempo em que preserva o ambiente educacional como um espaço de aprendizado, interação social e desenvolvimento integral. Ao proibir o uso de aparelhos eletrônicos durante as aulas, exceto para fins pedagógicos previamente autorizados, busca-se diminuir distrações e promover uma educação mais focada e interativa.
Comentários: