A técnica de Enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, de 40 anos, foi condenada nestaa sexta-feira a 51 anos e oito meses de prisão em regime fechado por nove tentativas de homicídio contra bebês recém-nascidos em Canoas, na região Metropolitana. Os crimes ocorreram em novembro de 2009.
De acordo com o Tribunal de Justiça, os crimes foram qualificados por uso de substância análoga a veneno e recurso que dificultou a defesa das vítimas. O processo envolvia 11 tentativas de homicídio, mas em um dos casos ela foi absolvida e o outro crime foi desqualificado para lesão corporal.
Na denúncia feita pelo Ministério Público, consta que a ré ministrou às crianças medicamento controlado, entre eles morfina, sem ordem médica, assumindo o risco de matá-las. Os bebês apresentaram problemas respiratórios, convulsões e foram internados na UTI neonatal.
Os fatos teriam ocorrido durante o expediente de trabalho dela no Hospital da Ulbra de Canoas. A mulher foi presa em flagrante após a polícia encontrar uma seringa e medicamentos no armário dela. Ela permaneceu em prisão preventiva por quase um ano. Segundo o MP, a prova pericial comprovou que, entre as substâncias encontradas na bolsa dela, uma delas era morfina.
Comentários: