A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra, em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado, por meio da campanha “Juntos pela Aapecan”. Evidencia-se, nesta data, a relevância do trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade. Um recente dado da Pesquisa Voluntariado no Brasil revelou que vem crescendo, ano após ano, o número de voluntários. Hoje, cerca de 59% da população adulta já se dedicou ao voluntariado e, dessas, 37% estão ativas no momento.
A Aapecan conta atualmente com 170 voluntários, distribuídos nas 15 Unidades no Rio Grande do Sul. Segundo a assistente social da Associação em Passo Fundo, Gabriele Sacomori Deon, o voluntário é muito importante, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, além de adquirir habilidades e experiências, conhecer novas pessoas, gerar um impacto positivo dentro da instituição e permitir que sejam realizados mais atendimentos, apoiando ainda mais pessoas com Câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
A voluntária da Aapecan Santa Rosa, Daniella Wolf, é terapeuta e realiza um grupo de meditação com as usuárias a cada quinze dias. “Hoje, posso dizer que me sinto profundamente grata e honrada por fazer parte do grupo de voluntários da Aapecan. Trazer clareza sobre nossa energia, os chakras, e como nossos pensamentos, sentimentos e emoções impactam nossa vida é uma experiência transformadora. A meditação em grupo e a aplicação individual de Reiki não só beneficiam as usuárias, mas também enriquecem minha própria vida. É uma troca maravilhosa de energia”, conta a voluntária.
Comentários: